domingo, 15 de abril de 2012

20- Diferentes possibilidades culturais no currículo escolar

De acordo com os Estudos Culturais, o currículo é um artefato que expressa significados e é construído social e culturalmente a partir de relações de poder. SILVA (2004) evidencia que o currículo está relacionado diretamente com o conhecimento que se “pretende” ensinar a um grupo, e sendo assim, é parte integrante de uma estrutura simbólica que contribui para a construção de significados, ou seja, ao produzir significados se torna, provavelmente, o principal instrumento para que se dê a construção da identidade da Educação Física Escolar. Para ESCOSTEGUY (2006, p. 137) Estudos Culturais é “um campo de estudo onde diversas disciplinas se interseccionam no estudo de aspectos culturais da sociedade contemporânea”, ou seja, não é uma única disciplina e sim um campo interdisciplinar, onde o eixo principal de pesquisa são as relações entre a cultura contemporânea e a sociedade, sendo assim, eles tratam principalmente dos produtos da cultura popular. O ponto principal de partida são as estruturas de poder, desestabilizando-as e deslocando o sentido de tradição elitista para as praticas cotidianas. No mesmo texto, ESCOSTEGUY (2006, p. 146), argumenta que “os Estudos Culturais compreendem os produtos culturais como agentes da reprodução social, acentuando sua natureza complexa, dinâmica e ativa na construção da hegemonia”, portanto, não existe um “confronto” entre as diferentes culturas e sim um “intercambio” entre elas. Como já foi dito, os Estudos Culturais não é uma disciplina, mas sim um campo de estudos onde a insatisfação com algumas disciplinas geraram estudos de vários aspectos culturais da sociedade contemporânea. Stuart Hall teve uma importante participação na formação dos Estudos Culturais incentivando desenvolvimento de estudos etnográficos, analises dos meios massivos e a investigação de práticas de resistência dentro de subculturas. A trajetória deste campo de estudos está calcada em alguns movimentos sociais de reivindicação que surgiram no final dos anos 50. Fonte: http://www.efdeportes.com/efd147/estudos-culturais-e-curriculo-multicultural.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário